domingo, 13 de março de 2011

Crianças e adolescentes flagrados em situação de abandono em Manaus


MANAUS – O Conselho Tutelar da capital registrou seis casos de crimes contra crianças e adolescentes na orla de Manaus. O número divulgado nesta sexta-feira  é referente ao primeiro dia da operação desencadeada em parceria com o Centro Operacional de Apoio Operacional à Infância e Juventude e Promotorias de Justiça Especializadas. Todos estavam relacionados a abandono intelectual, possível exploração sexual e mendicância.


As vítimas têm entre três meses e 17 anos de idade. Segundo o coordenador dos Conselhos Tutelares de Manaus, João Furtado, elas foram encaminhadas para a Central de Atendimento Emergencial (CAE), a antiga Central de Resgate, onde aguardam o comparecimento dos pais para assinarem uma notificação de responsabilização pela integridade dos filhos. Caso contrário, os responsáveis podem responder legalmente por abandono.

Entre os casos registrados, ainda segundo João Furtado, está a de uma mãe que estava pedindo esmolas com um bebê de colo, de apenas três meses de idade. Além de dinheiro, ela também recolhia frutas e verduras para revender.

Os conselheiros tutelares também registraram um caso de abandono intelectual, ou seja, além do trabalho infantil, ao qual a criança era obrigada pelos pais, ela também não estudava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário