Campanha pelos Bons Tratos de Crianças e Adolescentes é lançada em Petrolina
O Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec) lança pela 1ª vez no sertão pernambucano a Campanha pelos Bons Tratos de Crianças e Adolescentes.
Em sua 7ª edição, a ação traz o tema “Bons Tratos: Plante essa ideia” e está ligada ao programa “Criança com todos os Seus Direitos”, promovido pela União Europeia e a ONG internacional Save The Children. Serão dois eventos: o primeiro no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), às 16h da próxima segunda-feira (25). A campanha estará sendo apresentada também no município de Salgueiro, na sexta-feira (29).
De acordo com o Cendhec, a proposta da campanha de 2010 é conscientizar a população sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei de nº 2654/03, de autoria da Deputada Federal Maria do Rosário (PT/RS), que proíbe o uso de castigos corporais ou de tratamento cruel ou degradante em crianças e adolescentes. Como houve recurso para votação em plenário, o texto ainda aguarda discussão e não avançou desde 2006. Em julho deste ano, o Presidente Lula encaminhou ao Congresso Nacional outro projeto referente ao assunto (PL 7672/10) e que está sendo apreciado na Câmara dos Deputados.
Participam do lançamento, gestores de escolas, professores e participantes do projeto Mãe Coruja Pernambucana, que contribuirão como multiplicadores para toda a região. Eles receberão um kit, composto por um pôster e material multimídia, além da revista em quadrinhos A Árvore Sagrada, carro-chefe da campanha. Além disso, será apresentado o hotsite da campanha (www.mediateam.com.br/bonstratos).
A publicação tem como personagem principal a menina Florisbela Sorriso, mascote da ação, que embarca junto com a sua família em uma viagem pelo sertão pernambucano, conhecendo a realidade, por vezes dura, de muitas crianças da região – enquanto leva uma mensagem de paz e esperança. “A ideia de que o diálogo deve tomar o lugar dos gritos e da violência ao educar se perpetua mais facilmente quando o assunto é tratado de forma leve e divertida, como é feito na revista”, alegou a coordenadora do Cendhec, Valeria Nepomuceno.
A Campanha Pelos Bons Tratos com Crianças e Adolescentes é desenvolvida desde 2004 pelo Cendhec. É um convite para a sociedade refletir sobre a necessidade de se construir uma nova cultura, combatendo os maus-tratos a partir de mudanças culturais, sociais, políticas e econômicas, que chamem a responsabilidade de todas e todos para a promoção, garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Criança com Todos os seus Direitos
Lançado no mês de maio de 2010, o projeto “Criança com Todos os seus Direitos” visa a contribuir para a melhoria das condições de vida de crianças menores de 5 anos de populações excluídas. O programa conta com apoio financeiro da União Europeia e nos próximos cinco anos irá promover diversas ações em 36 municípios do semiárido nos Estados de Pernambuco e Bahia, envolvendo de forma integrada as áreas de saúde, educação, nutrição, proteção à criança e fortalecimento dos laços familiares. A meta é beneficiar 50,4 mil crianças ao longo de todo o projeto. O mesmo projeto também está sendo implementado no Peru, na região de Cusco e deverá beneficiar duas mil crianças peruanas e suas famílias.
Retornar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário